quinta-feira, 25 de agosto de 2005

Portugal - Lisboa - Monumento aos Descobrimentos (Padrão dos Descobrimentos)


O Monumento aos Descobrimentos é popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se em posição destacada na margem direita do rio Tejo.
O monumento foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos Descobrimentos portugueses.
O monumento original foi encomendado pelo regime de António de Oliveira Salazar aos arquitectos Cottinelli Telmo (1897-1948) e Leopoldo de Almeida (1898-1975), para a Exposição do Mundo Português (1940), e desmontado em 1958.
O atual, uma réplica do anterior, foi erguido em betão com esculturas em pedra de lioz, erguendo-se a 50 metros de altura.
Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador.
O monumento tem a forma de uma caravela estilizada, com o escudo de Portugal nos lados e a espada da Casa Real de Avis sobre a entrada. D. Henrique, o Navegador, ergue-se à proa, com uma caravela nas mãos. Em duas filas descendentes, de cada lado do monumento, estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos Descobrimentos. Na face ocidental encontram-se o poeta Camões, com um exemplar de Os Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, bem como famosos navegadores, cartógrafos e reis.
No monumento encontram-se representadas 33 personalidades :
Infante Pedro, Duque de Coimbra (filho do rei João I de Portugal); Filipa de Lencastre; Fernão; Mendes Pinto (escritor); Frei Gonçalo de Carvalho; Frei Henrique Carvalho; Luís de Camões (o poeta autor de Os Lusíadas); Nuno Gonçalves (pintor); Gomes Eanes de Zurara (cronista); Pêro da Covilhã (viageiro); Jácome de Maiorca (cosmógrafo); Pedro Escobar (navegador); Pedro Nunes (matemático); Pêro de Alenquer (navegador); Gil Eanes (navegador); João Gonçalves Zarco (navegador); Fernando, o Infante Santo (filho do rei João I de Portugal); Infante Dom Henrique, o Navegador; Afonso V de Portugal; Vasco da Gama; Afonso Gonçalves Baldaia (navegador); Pedro Álvares Cabral (descobridor do Brasil); Fernão de Magalhães; Nicolau Coelho (navegador); Gaspar Corte-Real (navegador); Martim Afonso de Sousa (navegador); João de Barros; Estêvão da Gama (capitão marítimo); Bartolomeu Dias (descobridor do Cabo da Boa Esperança); Diogo Cão; António Abreu (navegador); Afonso de Albuquerque; São Francisco Xavier (missionário); Cristóvão da Gama (capitão).

Outras obras de Leopoldo de Almeida e Cottinelli Telmo neste blogue.

Sem comentários: