quinta-feira, 10 de maio de 2018

Portugal - Albufeira - Dia da Espiga



A "Quinta-feira da espiga" ou o "Dia da espiga" celebra-se na Quinta-feira da Ascensão (data religiosa que, na tradição cristã, celebra a subida de Jesus Cristo, 40 dias após a sua ressurreição, aos céus).
Neste dia, durante um passeio matinal, pelo campo, colhem-se espigas de vários cereais (sempre em número ímpar), um raminho de oliveira, flores campestres (papoilas, margaridas) e varas de videira,  para depois se formar um ramo, que se chama "Ramo da espiga". 
Cada planta que forma a ramo da espiga tem a sua simbologia. Assim, as espigas de vários cereais representam o pão, o raminho de oliveira representa o azeite, a luz e a paz, o alecrim representa a saúde e a força, as varas de videira representam o vinho e a alegria, os malmequeres representam a fortuna (ouro e prata) e as papoilas representam o amor e a vida.
Segundo a tradição popular, o ramo devia ser colocado atrás da porta da entrada de casa, e só devia ser substituído, por um novo, no dia da espiga do ano seguinte, para que nessa casa houvesse pão, azeite, vinho, fortuna, amor, paz, saúde e alegria durante todo o ano.

Sem comentários: