A ponte medieval da Portagem atravessa o rio Sever.
Sobre a construção desta ponte há a lenda seguinte:
Lenda da Ponte da Portagem
Há muito tempo, como o rio Sever formava grossos caudais durante o inverno, reuniram-se, em assembleia, os habitantes da Portagem, para decidir a construção de uma ponte, por onde pudessem passar a salvo todo o ano.
Nessa reunião, um desconhecido que pelo vestuário, parecia ser pessoa de muitas posses, ofereceu-se para construir a ponte às suas custas, em troca da entrega das almas de toda a população a D. Belzebuth.
Os habitantes da Portagem, após um longo debate, aceitaram, mas impuseram uma condição. Só entregavam as suas almas a Satanás, desde que a ponte fosse construída numa só noite, ou seja, desde o pôr ao nascer do sol.
Satanás satisfeito, aceitou logo o desafio e, pôs mãos à obra carregando para o local destinado, uma a uma, todas as pedras necessárias para a construção da ponte.
Porém, ao nascer do dia, faltava uma pedra que os habitantes da terra tinham escondido. A esperteza dos habitantes tinha-lhes, assim, salvo a alma e conseguido obter, sem esforço, uma ponte, à custa apenas de esconderem de Satanás uma pequena pedra que faltava para acabar a obra.
Satanás, vendo-se enganado, amaldiçoou quem lá colocasse a pedra em falta.
E assim, os anos e os séculos passaram e à ponte sempre faltou a lendária pedra. Reza a história, que no século XX, um habitante da Portagem colocou a pedra que faltava. Passado pouco tempo, não se sabe se por ironia do destino, se devido à maldição de Satanás, este rapaz veio a sofrer um acidente de automóvel, ficando assim paralítico.
Sem comentários:
Enviar um comentário