Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Portugal - Beja - Jardim Público de Beja (Gago Coutinho e Sacadura Cabral - Miradouro e Painel de azulejos alusivo ao último combate do lidador


Painel de azulejos da autoria de Jorge Colaço.
O painel retrata o último combate travado por Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador contra o terrível Almoliamar onde "OLidador" grita a lendária frase que Alexandre Herculano lhe pôs na boca "Perro maldito sabe lá no inferno que a espada de Gonçalo Mendes da Maia é mais rija do que a vossa cervilheira..."
O painel de azulejos está localizado na parede do miradouro do Jardim Público de Beja.

Lenda da Morte de Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador

Segundo a lenda popular, no dia em que comemorava 91 anos, Gonçalo Mendes estava na frente de uma batalha contra os muçulmanos em Beja, que estava a correr mal para o lado português. De repente, ganhou renovado vigor e, juntando um grupo de combatentes, atacou o inimigo. Este, ao ver um soldado envelhecido atacar com a força de um jovem, julgaram-se perante um acto mágico, o que lhes diminuiu o moral. Assim, um dos maiores líderes muçulmanos decidiu enfrentar Gonçalo Mendes, na esperança de reconquistar o moral das suas tropas. Apesar de gravemente ferido, Gonçalo Mendes conseguiu derrotar o seu adversário, com efeitos demolidores, pois o exército muçulmano, sem líder, desorganizou-se, pelo que as tropas portuguesas conseguiram ganhar a batalha.
Finda a batalha, Gonçalo Mendes terá sucumbido aos ferimentos.


Consultado em https://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alo_Mendes_da_Maia

Sem comentários:

Enviar um comentário