Páginas
▼
domingo, 20 de março de 2011
Portugal - Faro - Telhados tesoura
Portugal - Faro - Palacete Belmarço
É um edifício de dois pisos com torreão, foi mandado construir pelo abastado comerciante Manuel de Jesus Belmarço, em 1912. O projecto é de Norte Júnior, com desenho revivalista.
Atualmente funciona neste edifício o tribunal de trabalho de Faro.
Portugal - Faro - Torres Albarrãs
As duas torres albarrãs da época almoada (século XII/XIII), localizam-se junto à entrada terrestre da cidade. Estas torres tinham como função defender uma das entradas mais vulneráveis da cidade, permitindo uma eficaz defesa, ao atacar o inimigo pelas costas.
Esta situação verificava-se devido ao avanço que as torres têm em relação à muralha.
Portugal - Faro - Ermida de Nossa Senhora do Repouso
Encontra-se incluída na proteção das Muralhas da cidade.
A fachada principal foi contruída em estilo Barroco, à imagem da primitiva fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Faro e está assente sobre um patamar com acesso por uma escadaria, sob a qual há uma passagem de água.
Destacam-se os três portais de cantaria de verga reta arquitravada, o do meio mais alto, com frontão triangular interrompido, cruz no remate e gradeamento de ferro forjado.
Tem um retábulo de talha seiscentista, reaproveitado de outro templo e paredes laterais revestidas de madeira pintada de azul.
Consta que o rei D. Afonso III descansou neste local após a Reconquista de Faro aos Mouros e que na altura lhe apareceu a Virgem Maria.
A partir de então colocou-se no local uma imagem de Nossa Senhora.
Portugal - Faro - Monumento a D. Afonso III
Estátua em honra de D. Afonso III da autoria do escultor António Duarte
D. Afonso III, de Portugal, foi o rei que completou a reconquista cristã da extremidade sudoeste de Portugal.
Nasceu a 5 de Maio de 1210 e faleceu a 16 de Fevereiro de 1279 em Coimbra.
Foi o quinto Rei de Portugal. Afonso III era o segundo filho do rei Afonso II e da sua mulher Urraca de Castela, e sucedeu ao seu irmão Sancho II em 1248. Teve como cognome "O Bolonhês", por ter sido casado com a condessa Matilde II de Bolonha.
Outras obras de António Duarte neste blogue.
Outras obras de António Duarte neste blogue.