sábado, 31 de maio de 2014

Portugal - Montijo - Moinho de maré do cais








O Moinho do Cais localiza-se na frente ribeirinha, junto ao antigo Cais das Faluas
O documento mais antigo que se conhece sobre este moinho data de 1645. Pressupõe-se que o moinho tenha sido mandado edificar pela Ordem Militar de Santiago, como atesta o lintel da porta com a representação das armas desta mesma Ordem. 
Devido ao seu estado de degradação, este moinho de maré foi recontruido e inaugurado pela Câmara do Montijo em 29 de junho de 2005. 
A reconstrução respeitou a sua tipologia e a sua funcionalidade. Assim, foram reaproveitadas as cantarias originais, 
O edifício é constituído por um piso de planta rectangular com seis moendas e uma ampla caldeira, terá sido um dos maiores equipamentos moageiros de Aldeia Galega,
A laboração do moinho decorre no período de baixa-mar, o processo é iniciado a cada ciclo de marés. As marés regulavam o funcionamento do moinho e as horas de trabalho do moleiro, nos períodos de inactividade, o moleiro, dedicava-se às tarefas de limpeza e manutenção do moinho.
Assim, quando a maré sobe, a água entra pela comporta para a caldeira do moinho, enchendo-a; quando a maré começa a vazar, a comporta é fechada, mantendo o nível de água atingido na maré-alta.
O funcionamento do moinho inicia-se quando a maré diminui a um nível abaixo do rodízio, a diferença entre o nível da água na caldeira e do rio faz funcionar o moinho através da força da gravidade;

Sem comentários: