terça-feira, 5 de outubro de 2010

Portugal - Caldas de Monchique - Parque Termal

Este parque possui uma vegetação densa e variada. Aqui podemos encontrar castanheiros, eucaliptos, cameleiras, pinheiros, e os tradicionais medronheiros. É numa mata recortada por caminhos bucólicos e frescos locais destinados a merendas.

Portugal - Caldas de Monchique - Cascata dos desejos

Portugal - Caldas de Monchique - Forno a lenha

Num recanto da praça que dá acesso ao parque das termas localiza-se o forno de pão ao ar livre, onde diariamente é cozido e vendido o tradicional pão com chouriço das Caldas de Monchique.

Portugal - Caldas de Monchique - Fonte dos amores

Portugal - Caldas de Monchique - Praça

Portugal - Caldas de Monchique - Antigo Casino


Portugal - Caldas de Monchique - Buvette

A buvete é uma construção dos anos 40, sobre a Fonte de São João. No seu interior, na copa, onde se tem acesso pela descida de uma escada, uma bica fornece água aos visitantes.

Portugal - Caldas de Monchique - Antigo Balneário

O antigo balneário encontra-se desactivado. Era uma construção provisória. Actualmente serve de arrecadação de variados instrumentos médicos e sistemas de tratamento característicos das décadas de 1950 e 60.

Portugal - Caldas de Monchique - Jardim das nascentes da Pancada e das Chagas

O jardim das nascentes da Pancada e das Chagas localiza-se onde era o banho da Pancada(demolido na década de 1940). A piscina ao ar livre foi construída em 2005.

Portugal - Caldas de Monchique - Casa do Gato Pernalta

Portugal - Caldas de Monchique - Casas tipícas


Portugal - Caldas de Monchique - Ribeira do Lageado

Portugal - Caldas de Monchique - Capela de Santa Teresa

Esta capela foi construída, em 1940, por iniciativa da comissão administrativa da estância termal e segundo o projecto do arq. Rebello de Andrade tendo utilizou o sienito da região em toda a sua estrutura. A capela integrasse na envolvência natural do local. De uma só nave, capela à cabeceira e sacristia à direita. Fachada principal com portal com moldura de cantaria antecedida de um alpendre assente sobre pilares e duas colunas, sendo aberto um óculo no remate da fachada.

Portugal - Barranco dos Pisões - Moinho de água do Poucochinho