sexta-feira, 26 de agosto de 2005

Portugal - Lisboa - Ponte Vasco da Gama





Portugal - Lisboa - Escultura de homenagem a D. João II - Praça Príncipe Perfeito

Escultura em bronze de Manuel Rosa, metal que significa nobreza e durabilidade representando assim uma homenagem a D. João II, cuja visão de carácter universalista lançou as bases do Estado moderno.
O monumento é constituído por duas partes distintas: a escultura propriamente dita e a sua base. A primeira representa aquilo que o monarca representa - universalidade - e não o próprio monarca. A segunda exprime a dedicação do monarca para com o seu povo, através da representação das suas armas e de um pelicano (símbolo do amor e sacrifício paternal).

Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Escultura "Homem - Sol"

O Homem-sol é uma escultura monumental de Jorge Vieira em aço corten, com cerca de 20 metros de altura, 15 toneladas de peso e óxido de ferro como cor final.
Esta obra inspirada no Sol, consiste numa estrutura vagamente antropomórfica, ao longo da qual ascendem formas angulosas de hastes e meias-luas, evocando uma figura humana.
Localiza-se junto à Alameda dos Oceanos, frente ao Rossio dos Olivais

Outras obras de Jorge Vieira neste blogue:
Redondo - Escultura abstrata de Jorge Vieira
Beja - Escultura "Monumento ao Prisioneiro Político Desconhecido"
Grândola - Monumento à Liberdade
Lisboa - Escultura "Homem - Sol"

Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Jardim Garcia da Horta

Este jardim localiza-se no passeio das Tágides , a norte da Doca dos Olivais, no Parque das Nações. É um Jardim com variada e abundante vegetação proveniente de diversos ecossistemas representativos das principais zonas de proveniência de espécies na época dos Descobrimentos, constituído por botânica exótica e tropical. Ocupa aproximadamente 2500 m2, divididos por seis talhões com vegetações características de Timor, Coloane, Goa, São Tomé e Brasil, Macaronésia e África

Portugal - Lisboa - Parque das Nações - painel de azulejos Haveráguas

É um Painel de Azulejos da autoria de Roberto Matta, com 6,54m x 4m. Foi doado pelo Governo do Chile à Parque Expo'98. Roberto Matta é o último expoente da geração surrealista e desenhou esta obra especialmente para a Expo'98.
Encontra-se no Cais das Naus, junto à Torre Vasco da Gama

Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Escultura "Cursiva"

Escultura de Amy Yoes, com um grande porte, 350 x 800 x 800cm. É constituída por dois corpos curvilíneos de diferentes tamanhos, de ferro pintado. Faz lembrar um molde gigantesco de uma capitular de um códice medieval e pretende evocar o vocabulário barroco português.
Os visitantes podem entrar na forma, percorrê-la, escalá-la, esconder-se, sendo esta movimentação que confere movimento à própria obra.
Situa-se no Cais das Naus, junto à Torre Vasco da Gama

Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Calçada Portuguesa







Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Pavilhão Atlântico

O Pavilhão Atlântico é um espaço destinado a eventos desportivos e culturais. Localizado no Parque das Nações, tem capacidade para 20.000 espectadores.É o maior pavilhão de espectáculos de Portugal.

Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Jardins d'Água












Portugal - Lisboa - Parque das Nações - Torre Vasco da Gama